Como surgiu o filme Velozes e Furiosos é uma pergunta que alguns fãs se questionam devido ao enorme sucesso da franquia. Baseado em corridas de ruas, o filme Velozes e Furiosos estreou em 2001, dando início a uma sequência de 10 filmes até a escrita deste artigo. Uma das maiores sequências de filmes e com isso trás uma série de curiosidades.
Nos anos 90 em Nova York existiam grupos de corredores que faziam rachas ilegais de carros nas ruas. Essas corridas eram feitas geralmente à noite e os participantes tinham carros modificados para melhorar o desempenho durante as corridas. Rolava apostas ilegais sobre quem venceria o racha.
Kenneth Li, um repórter da Daily News de Nova York, procurava evidências para uma história sobre roubos de carros. Então acabou conhecendo o submundo dos rachas de rua e escreveu um artigo denominado Race X, que foi publicado em uma revista chamada Vibe Magazine em Maio de 1998.
Rob Cohen, diretor do primeiro filme de velozes e furiosos, leu o artigo escrito por Kenneth Li e achou muito interessante. Então Cohen procurou uma corrida ilegal para testemunhar o que acontecia e ficou impressionado com o que viu. Inspirado procurou a Universal e conseguiu convencê-los a fazer o filme.
A Universal Pictures procurou Kenneth Li e comprou os direitos pelo artigo. Cohen dirigiu o filme e chamou para ajudar no roteiro e na produção Gary Scott Thompson, Erik Bergquist, David Ayer. E assim começou os rascunhos sobre o filme.
O primeiro título era Race X, que era o nome do artigo escrito por Kenneth Li, porém o título foi mudado para REDLINE, uma expressão norte-americana para a velocidade máxima atingida pelo carro . Também foi chamado de Race Wars até que chegaram ao título The Fast and The Furious.
Em 1955 Roger Corman produziu um filme de corrida com o título The Fast and The Furious. A Universal Pictures chegou a um acordo com Roger Corman e comprou os direitos do título.
Para o papel de Brian O’Conner foram considerados alguns atores como: Mark Robert Michael Wahlberg, Christian Charles Philip Bale e o Rapper Eminem. Porém Paul Walker acabou ficando com o papel, pois Coin se inspirou em um filme chamado Bullit ,que tinha como ator principal Steve McQueen, Coin achava Paul parecido com Steve.
Para o papel de Dominic Toretto foi oferecido para Timothy David Olyphant, contudo foi recusado pelo ator. Foram considerados ainda os seguintes atores: Mario Lopez e Colin Farrell. O papel foi oferecido a Vin Diesel, que não se mostrou interessado em fazer o papel, porém foi convencido a fazê-lo. Até então, Vin Diesel ainda não tinha se destacado e a maioria dos papéis que pegava era como coadjuvante.
A personagem Letty Ortiz, interpretada por Mayte Michelle Rodriguez, teria pouca exposição de tela, porém foi modificada pelo fato de ter Michelle como a atriz do personagem e ganhando mais exposição no longa-metragem, surgindo o romance entre Letty e Dom.
Papel de Mia foi escrito para Eliza Dushku, porém a atriz recusou o papel. Natalie Portman, Sarah Michelle Gellar, Kirsten Caroline Dunst, Bijou Phillips e Jessica Biel fizeram o teste para o papel de Mia, que acabou ficando com Jordana Brewster.
As atrizes Michelle Rodriguez e Jordana Brewster não tinham carteira de motorista no início das gravações. Tiraram a carteira e logo depois foram a Las Vegas junto com Paul Walker para treinar em carros de corrida profissional em preparação para as cenas de corridas de rua.
Um equipamento foi construído exclusivamente para o filme, uma van com uma longa carroceria que recebia o chassi dos carros. Sendo assim poderia trocar os chassis dos carros personalizados e também o ator poderia atuar ao volante do carro sem problemas. Um profissional dirigia o caminhão fazendo com que as cenas ficassem o mais real possível.
Na cena do primeiro racha e outras cenas do filme tiveram a participação de vários pilotos de rua que ajudaram na produção. Um deles ficou conhecido pois fez uma participação especial na primeira corrida R.J. de Vera que interpretou o papel de Danny Yamato. Seu carro foi utilizado no Velozes e Furiosos e + Velozes e + Furiosos era um Honda 2000, que no primeiro filme foi utilizado pelo vilão e no segundo filme utilizado Suki e foi pintado de rosa.
Durante a primeira corrida de rua, o diretor Rob Cohen fez uma participação especial, ele era o entregador de pizza que aparece tentando cruzar a avenida que foi fechada pelos corredores de rua antes da corrida. O produtor do filme aparece em uma cena dirigindo uma Ferrari.
A casa que foi usada por Toretto ainda hoje é visitada constantemente por fãs da franquia. O restaurante Neptune 's Net, que Dom e Brian visitam realmente existe. Ele fica localizado em Malibu, no estado da Califórnia, ao longo de uma rodovia na costa do oceano Pacífico.
O filme precisou de muitos carros para ser produzido. Uma das cenas onde diversos corredores apostavam corrida chamada, Race Wars, foram utilizados 1500 carros. Ao final da produção 78 carros foram destruídos durante as gravações. O filme custou uma média de 38 milhões de dólares. Arrecadou uma média de 207 milhões. Ficou em primeiro lugar no primeiro fim de semana da estreia e arrecadou 40 milhões logo na primeira semana.
O final do filme poderia ter sido diferente, pois teve uma cena que foi retirada do longa metragem, Brian saia da polícia e iria ficar com Mia, porém os produtores acharam melhor retirar a cena para que existisse a possibilidade de haver continuação.
Essas foram algumas das curiosidades que deram o tom à franquia bilionária de velozes e furiosos. A qual fez inúmeros fãs por todo o planeta tanto nos anos 2000 quanto na década passada. Para esta década de vinte, vai estrear velozes e furiosos 10 parte 1 em Março de 2023. A parte 2 provavelmente em 2024, encerrando assim uma das maiores franquias de longa metragem. São praticamente 22 anos de franquia até o momento.
Jeremias Santos | 09 de Março 2023